1 de março de 2010

Palavras


Olá, como vão?

Pra vir trabalhar sempre pego um metrô lotado de manhã e o melhor jeito de não prestar atenção no quanto vc ta sendo empurrado e puxado é manter a cabeça em outro lugar. Isso funciona pra mim e gosto de chamar de filosofias de metrô. Talvez esteja comentando isso porque é engraçado como funciona. Pensar em como a vida é interessante e ao mesmo tempo pensar num xingamento pro filho da mãe que ta encoxando vc por trás. (¬¬) O maior problema é que acontece com mais frequencia do que gostaria. Enfim...

Hoje, num desses desvaneios no aperto, fiquei pensando sobre palavras e como elas exercem (segunda vez que uso essa palavra hoje) influência sobre cada um de nós.

Alguns dizem que palavras são apenas palavras. Mas será que é assim mesmo? Pode ser ou não. Depende muito de como vc as usa. A gente pode pensar num exemplo besta pra tentar mostrar como as mesmas palavras podem ter efeitos diferentes. Pensa assim: você quer dizer pra uma mocinha o quanto ela ta linda hoje. Imagina o efeito se vc chegar, sem expressão nenhuma e disser: "você está linda hoje..." (soma isso com uma cara de bunda). Agora imagina se vc chegar felizão com cara de bobo e disser: "vc tá liiinda hoje!!!". Não é dificil saber qual efeito vai ser melhor...

Talvez o problema das palavras seja justamente esse efeito que ela causa. Muitas vezes não é um efeito positivo e o que ajuda pra acontecer isso é a facilidade que a gente tem de falar merda quando não se deve. Muitas pessoas ja falaram coisas sem pensar e se arrependeram depois. E logo após se arrependerem viram que é muito mais dificil tentar corrigir um erro por palavras mal pensadas do que pensar primeiro antes de falar. Já perdi amizades por falar coisas que não devia ou por não falar coisas que deveriam ser ditas e acredito que muitas outras pessoas passaram pelas mesmas coisas. A gente precisa aprender quando ficar quieto e quando falar.

Pessoas usam palavras pra dominação. Pessoas usam palavras pra chamar atenção. Pessoas usam palavras pra dizer como estão. (rima besta). Tem horas que poucas palavras falam tudo o que a gente quer dizer. Outras precisamos de mais palavras do que temos no momento. Exite tambem o momento que sem nenhuma palavra conseguimos dizer tudo o que queremos.

Gosto de pensar que as palavras são uma extensão de cada um de nós. O jeito como dizemos as coisas fala mais sobre nós mesmo do que as próprias palavras que falamos. O jeito como dizemos... talvez seja esse jeito que faz com que as palavras percam a utilidade. Quantas vezes falamos mais do que queremos mesmo não dizendo nada?

Então será que as palavras são apenas palavras ou são mais do que simples palavras?
Não sei..

Acho que é isso..
Espero que gostem e obrigado por ler.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário