28 de janeiro de 2010

Inocência

Oi.. como vai?

Todos já foram crianças e se não foram, ainda são. Lembram das coisas que falavam quando eram mais novos? Coisas que hoje achamos bobinhas ou "de criança"?

Lembro que quando era mais novo e jogava bolinha de gude na rua, todas os truques do jogo tinham que terminar diferente. Por exemplo:


"troquis de bolinha" ou "escapis!" quando a bolinha escapava da mão.

Fora isso tinha várias outras coisas que era bem absurdas. O tênis que tinha uma luz que acendia quando se pisava. Choravamos pra fazer as mães pagarem mais caro por um tênis que ascendia enquanto a bateria durasse. O mais engraçado é que passamos mais tempo olhando pra luz do que pra frente enquanto andavamos. Outra coisa,como a Isabelle disse no blog dela (
Chapéu Torto) as crianças tinham ou ainda tem medo do escuro. Descer a cozinha pra tomar um copo d'agua era assustador. Era uma época muito boa.

A inocência dá margem a imaginação.

Hoje fui almoçar com uma amiga. Enquanto esperava por ela, tinha uma viatura de polícia estacionada do outro lado da rua. Havia também uma mãe, com seu filho e uma filha de uns 3 anos de idade. Eram mais ou menos 12hs. Quando os policiais entraram na viatura e foram embora, a mocinha falou alto: "a polícia ta indo embora. Vão pra casa durmir, descançar.." Achei aquilo muito fofinho e mostra a que ponto chega a inocência de uma criança.

As pessoas grandes perderam essa inocência. O que é natural, mas acredito que não seja simplesmente porque a pessoa cresceu. Talvez seja porque as pessoas resolveram crescer rápido demais. O que obriga a pessoa a fazer isso é o meio em que ela vive. As pessoas forçam umas as outras a perder a própria inocência. Porquê? Talvez seja porque aprenderam como a vida maltrata quem é inocente ou como alguém se aproveitou disso pra tirar vantagem de você por ser inocente, sei la.


Mas como disse, isso é natural. Apesar disso, ainda gosto de dar atenção as pequenas e grandes pessoas inocentes. Gosto de pensar que a inocência está ligada com a imaginação e que quanto mais perdemos uma, a outra se perde junto. Não quero ser assim e sei que preciso me esforçar pra não ser, porque crescer é inevitável e não quero ser sufocados pelos já crescidos.


Acho que é isso..
Obrigado por ler.

Abraços!

Um comentário:

  1. as crianças parecem perder a inocencia
    porque estão ficando mais espertos
    meu priminho de 3 anos
    repete tudo
    absolutamente tudo que qualquer adulto fala
    e o pior
    parece que ele sabe o que ele está falando
    mas fazer o que...
    é a vida.

    ResponderExcluir