2 de novembro de 2009

Sinceridade

Oi.. tudo bem?

Quantas vezes você ja ouviu ou ouve essa pergunta por dia? Já parou pra realmente pensar e responder? E será que quem pergunta está realmente interessado se você está bem ou não?

Muitas pessoas hoje tem o hábito de perguntar, mas fazem isso de um jeito tão informal e automático que não param pra pensar se realmente querem saber a resposta. Outras ainda quando ouvem, de alguém que quer saber de verdade ou apenas de um estranho sincero, dão risada, como se fosse uma piada ou alguma coisa assim. Teve algum dia que realmente precisava ouvir isso de alguém e essa pergunta simplesmente não veio?

Sou uma pessoa meio fechada pra isso e respondo automaticamente que estou bem mesmo não sendo verdade. Posso só falar que não está bem devido algum problema cotidiano, mas não falo quando estou de fato passando por alguma coisa. Isso, de certa forma, me faz sentir frágil e dependente de alguém. Muitos amigos dizem que isso é um problema. Eu concordo mas admito que não consigo mudar. Não quero mudar a ideia de você que está lendo. Estou só falando sobre mim.

Fazendo uma análise rápida de si mesmo. Acha que é sincero ao responder essa pergunta? Precisa de alguém pra compartilhar o que está sentindo? Se sim ou não, isso é um problema?

Soa até meio hipócrita dizer isso mas acho que falta um pouco de sinceridade afetiva nas pessoas de hoje. Demostrar preocupação sincera com o bem estar de alguém sabe? Quem sabe alguém está precisando mesmo ouvir se está bem. Vi aquele video da campanha Free Hugs e achei muuito bom! É tão simples e tão improvavel que todos acham besteira. O que pensaria de alguém que nunca viu na vida te oferecendo um abraço?

A ideia talvez não seja fazer uma campanha de abraços grátis, mas despertar o lado mais humano de cada um e se for perguntar se alguém está bem, esteja pronto pra ouvir o que for. Uma amiga minha diz que é bom fazer essa pergunta duas vezes porquê na segunda a pessoa pensa melhor antes de responder.

Acho que é isso.
Obrigado por ler.

Abraços!


4 comentários:

  1. somos parecidos... mas prefiro não mudar.... me sinto mais protegido dessa forma... otimo blog...

    ResponderExcluir
  2. Concordo que hoje em dia falta mais "sinceridade afetiva nas pessoas"...mas eu acho que isso ainda existe dentro delas de alguma forma...O que falta é talvez um incentivo para expor isso...Fora que hoje em dia as pessoas andam com a vida muito "corrida" passam por pequenos momentos bons do dia a dia e nem percebem...acho que por isso muita gente tem o "to bem e vc" automático na mente...
    Mas é bom saber que ainda existe pessoas que não pensam como a MASSA, pessoas que realmente se importam...
    Falando um pouco de abraços...
    Como é bom um abraço bem dado e bem apertado não é verdade?realmente é algo que nos faz reviver..
    Por isso que sempre q encontro alguém que eu gosto, sempre cumprimento e me despeço com um abraço. Acho que abraços dizem tantas coisas e nos fazem sentir tantas coisas tbm...as vezes quando estamos tristes a gente nem precisa de palavras, apenas do calor e o conforto de um abraço, isso demonstra o quanto nos importamos de verdade com alguém...

    parabens pelo blog, consigo ver o Bruno nele..isso é legal..^^
    beijos...
    ass: EU *^-^*

    ResponderExcluir
  3. Sinceridade ou sensibilidade? rs

    Acho que os dois né...
    O problema é que "como vc está" virou simplesmente uma forma de cumprimentar alguém.

    As pessoas não pensam nem pra perguntar, e nem pra responder; ficou muito automático.
    São raras as pessoas que fogem à regra... Eu mesmo só conheço uma pessoa assim, que está atenta aos outros o tempo todo, e isso é muito triste rs
    (pensando bem, até ela não percebe as vezes ahuahuaha)

    Mas eu penso também que as pessoas estão tão preocupadas em serem ouvidas, que aí está o perigo de não escutar o outro.
    Quantas vezes em uma conversa, vc atropelou o outro, ou esperou impacientemente que ele acabasse de falar, pra vc começar a discursar os próprios problemas?!
    Eu pelo menos já fiz isso, e depois a gente fica com um sentimento ruim...

    Adorei a idéia (não, eu não consigo escrever sem acento ainda ¬¬) da sua amiga, de perguntar duas vezes auhuahauhauah
    Ação e reação podia funcionar aqui tbm, vc me escuta e eu te escuto SINCERAMENTE.

    Beijo!

    ResponderExcluir