16 de novembro de 2009

Valores


Hoje estava jogando conversa fora com uma amiga e ela comentou sobre um caso que aconteceu com uma amiga dela. Essa amiga dela trabalha numa escola e precisou levar duas meninas para diretoria pois estavam tirando fotos um tanto provocantes delas mesmas. O detalhes é que eram meninas mesmo. 5º série.

Partindo daí a conversa mudou mas ainda assim tratando do mesmo assunto e surgiu a pergunta: será que meus valores estão ficando velhos? Exitem coisas que a juventude atual faz que acho exagero ou pelo menos são novos demais pra isso. Comparando as duas épocas, a minha e a atual, penso se a juventude não está perdendo a inoscencia muito rápido.

Ainda falando com essa mesma amiga, ela me passou um texto que faz pensar mesmo no assunto. Coisas que as crianças de antigamente faziam e que hoje é encarado com uma coisa antiga e lendária. Adorava brincar com aqueles bichinhos virtuais (o que era uma grande perca de tempo, mas mesmo assim era divertido). Hoje, antes dos 8 anos, um menino tem um celular com câmera, mp3, bluetooth entre outras coisas. Rodar peão (que aprendi com a minha avó) não é nem comentado mais. Simples brincadeiras de rua como pega-pega, esconde-esconde e mãe-da-rua são trocadas por horas na frente do computador, tv ou video-game. Tirar uma foto hoje é pra ser colocada no orkut e não simplesmente pra guardar como recordação um momento entre amigos.

Diferenças comportamentais. Meninas de 13 anos que antigamente estariam brincando de bonecas hoje correm atras de mocinhos. Roupas curtas mostrando o corpo que ainda não tem. Meninos que antes assistiam desenhos e jogavam bolinhas de gude hoje competem pra ver quem consegue acrescentar o maior número de meninas em seu repertório.

Será que achar certas atitudes da nova juventude erradas quer dizer que meus valores são velhos? Ou isso tudo é culpa do atual sistema que manipula as crianças? ou ainda o processo de criação dos novos pais que preferem deixar o mundo criar os seus próprios filhos?

Provavelmente você ja se viu numa roda de amigos numa seção nostalgia. Falavam de quando eram mais novos, dos programas que assistiam na tv, daqueles tenis super-legal que acendia uma luz quando pisava, das brincadeiras na rua, das broncas que levavam das mães por ficarem até escurecer e dos machucados em consequencia disso. Os chamados "Bons Tempos".

Pode ser que a resposta pra isso a simples mudança de tempos. As crianças estão virando mini-adutos irresponsaveis.

Não sou a pessoa certa pra falar isso, mas acho que os pais deveriam dar mais atenção aos interesses e vontades de seus filhos. Tentar resgatar os velhos custumes que, apesar de tudo, podem ajudar nos tempos de hoje.

Não ficou bem escrito, mas espero que gostem.. e pensem

Obrigado por ler

Abraços!

2 comentários:

  1. Penso que é exatamente o contrário.... tudo é mto facil...crianças tem tudo nas mãos...é facil ter um celular....

    eu desperdiçava meu tempo nos fliperamas e em banhos de rio...não tinha grana pra ter todos os aparatos eletronicos que as crianças tem (mas nao deveriam ter) hj... e na falta de recursos financeiros pra ser igual ao personagem rico de Carrossel (aquele namoradinho da maria joaquina) a gente acabava se virando.. e dai surgiam idéias mais absurdas pras brincadeiras... até adaptações haviam... pega pega dentro da água, esconde-esconde em grupos (eram sempre mais de 15 ppessoas bricnando.. assim ficava mais emocionante)...

    hoje os pais tem tão pouco tempo pros filhos... e acabam suprimindo isso ocm bens materiais, que em nada substituem toda a experiencia adquirida na infância...
    é mais fácil comprar um dvd do barney pra distrair seus filhos do que leva-lo pra brincar na rua um pouco com outras crianças...

    mas, quando não é a falta de tempo, o problema é a educação das outras crianas, maloqueiras, que podem ser uma ma influencia para o seu bebe...

    realmente uma pena...espero conseguir ser diferente....e proporcionar ao meu filho um pouco das experiencias que eu vivi até so 17....

    parabens pelo post.. nostalgico.. e melancolico.. do jto que eu gostio..

    ResponderExcluir
  2. Hum, difícil falar disso...
    A minha opinião sobre o assunto é bem clara:
    acho quase tudo hoje em dia precoce demais xD
    Mas o difícil é transcrever o que eu penso aqui, porque o assunto, pra mim, é muito pesado;
    acho que a reflexão disso ultrapassa um simples comentário de blog, entende?
    Tenho dificuldade em resumir tudo aqui rs

    Pra mim é tão triste essa sexualidade tão cedo, esse querer ser grande e achar que isso é sexo e drogas.
    É um tal de querer pular etapas básicas da vida... A criança não vive sua infância, sua pré adolescência já é quase vida adulta e, quando elas realmente crescem, percebem que o que elas pularam não tem como ser vivido mais.
    Ou pior ainda é quando elas nem percebem a falta disso.

    Talvez eu pense assim pelo modo como fui criada.
    Criança não se cria sozinha,

    ela tem de ser cuidada.


    Talvez seja uma fase de transição, talvez tenha que acontecer o pior...
    Talvez seja falta de ação, conformidade.

    Me vem um sentimento de que qualquer sacanagem é tratada como brincadeira,
    mas no meu tempo (que nem faz tanto tempo assim), as brincadeira eram outras.

    ResponderExcluir