22 de novembro de 2009

Superficialidade

Oi, como vai?

Passando pela rua, ja viu alguma pessoa vestida de um jeito diferente? Ou com o penteado estranho? Qual foi sua reação aquilo?

Nas famosas conversa com a tal amiga veio o assunto sobre superficialidade humana, ou seja, como as pessoas conseguem formar um conceito de outras pessoas somente pela aparência. Não é tão raro assim encontrar pessoas que se vestem ou tem cabelos fora do padrão. Então as perguntas acima são fáceis de responder. Mas poucas pessoas realmente param pra pensar sobre a personalidade do "estranho"ou se ele é inteligente e coisas do tipo. Normalmente pensam: "nossa, o que faz uma pessoa se vestir assim?"

O que define se é diferente, ou estranho pra cada um? É o que cada um pensa ser certo, errado, diferente e normal. Imagine um mundo onde todos se vestem de azul. Vestidos, camisas, calças, sapatos e blusas, todas azuis. Agora imagine uma pessoa no meio disso tudo vestida de amarelo. O exemplo é bem exagerado, mas o ponto é o destaque que a pessoa de amarelo iria ter no meio de tanto azul. O que define o diferente/estranho pra cada um é modo que estão acustumados a ver as coisas. Esse também é justamente o bloqueio que faz a pessoa não se perguntar porque outros se vestem de outra forma.

Indo um pouco além. Imagine um roqueiro namorando uma patricinha (desculpe os rotulos, acho que fica mais facil pra entender o ponto de vista). O que uma pessoa de fora iria pensar sobre isso. "Nossa que casal estranho!" Por quê? Aparentemente seria mais confortavel eles estarem cada um com uma pessoa compativel na aparencia. Mas alguem parou pra pensar no que ela viu nele? Pode ter sido a personalidade que cativou, sei la.

O ponto é: as pessoas são muito mais do que podemos ver. Existem bilhões de pessoas no mundo, cada uma com personalidade, gostos, estilos e custumes diferentes. Classificar os outros pelo jeito que se vestem ou se comportam é ridiculo. E isso é tão forte que alguns esquecem que podem conhecer alguém fascinante por tras dessa aparencia diferente.

Provavelmente ja aconteceu com você de conhecer alguém assim. E provavelmente se viu feliz por estar enganada sobre aquela pessoa. "Ele é diferente, mas é tão legal. Diferente"

Superficialidade.

Desculpa. To com a cabeça vazia pra escrever e.. sei la.. não ficou bom..
mas agradeço por ler assim mesmo.

Abraços!

2 comentários:

  1. Oii Buh,
    Nossa, isso é verdade da supercialidade.. Mas tudo vem do bendito julgamento que os seres humanos fazem um dos outros.. Sou um exemplo disso, eu julgo sim, pois não sou perfeita, mas meu julgamento só se concretiza, ou não, depois que conheço as pessoas de verdade!! Mas digo isso porque as pessoas são fracas, e acham quem julgar alguém por ser diferente o tornará mais "igual"...
    Isso me lembrou mto uma trecho de uma música "Tem hora que a gente se pergunta
    Por que é que não se junta tudo numa coisa só?" Não que todos deveriam ser iguais uns aos outros, mas que poderiamos juntar as nossas diferenças e fazer algo novo e incomum...
    Humm é o que eu acho né.. Sou mto diferente por achar isso?? rs
    Adorei o seu post mocinho..
    Beijinhos
    Nessa

    PS. mesmo com cabeça vazia vc me surpreende!!

    ResponderExcluir
  2. Bom, o que é padronizado se torna maioria
    E a minoria que não segue esse padrão, se torna esquisita.
    Eu vejo assim. Daí chamar alguém que fala sozinho de louco; porque a maioria das pessoas não têm esse comportamento. E têm medo de tê-lo.

    Imagina (eu sei que é difícil, mas tenta) se todo mundo falasse sozinho na rua, se todo mundo ouvisse vozes.
    Tadinho de quem andasse caladinho... Ia ser chamado de... doido!
    auhahuahauhau

    Claro que não são em todas as situações mas, geralmente, ir contra o convencional é questionar, é sair da mesmice de agir sem pensar, só seguindo a multidão, sabe?
    Quando vejo alguém "diferente", as primeiras coisas que sinto são: curiosidade e interesse.
    Mas, agora, "ser diferente" está quase virando padrão hauahauhauh
    (talvez pq "ser normal" d+ já está sendo criticado tbm rs)
    Mas acredito que há uma diferença: os padrões/esteriótipos de pessoas diferentes (o que é uma coisa bem contraditória), e as pessoas realmente diferentes rs

    O engraçado é que a gente percebe facilmente quem pensa/é de um modo diferente, e quem está fingindo pensar/ser...
    Acho que essa percepção é rápida porque é uma coisa que vem de dentro para fora.
    Uma vez diferente por dentro, isso estrapola!

    Sei lá se fez sentido...
    Aqui dentro da minha cabeça fez.
    Mas a gente tem essa mania de achar que o outro vai entender, só pq o pensamento está claro pra gente. xD

    Fica assim sem conclusão.
    Beijo!

    *Juntar as nossas diferenças e fazer algo novo... Gostei!

    ResponderExcluir